O mercado ilegal

Publicado: 16/05/2011 em - Nós 4 -, Educação, Felipe Rangel, Meio ambiente/Ecologia

  E aí, minha galerinha! Depois de um fim de semana caprichado venho aqui escrever para vocês em uma maravilha de segunda feira, ainda bem que já está acabando! Mas sem maiores enrolações vou partir logo pro que interessa. Hoje meu assunto é de conscientização da população a respeito do tráfico de animais, cliquem ali embaixo e vamos nessa!

O assunto de hoje é mais perto da minha área de estudo e com certeza já tive muitas experiências sobre isso, então fica mais fácil falar a respeito do mesmo. O Brasil é um país enorme, de vários climas e por isso mesmo possui a fauna e flora com uma diversidade incrível de seres vivos, sendo então um dos países que tem o tráfico de animais mais badalado, e erram aqueles que acreditam que o comércio é só por aqui. Esse comércio é grande por aqui, mas é ainda maior lá fora. Gringo gosta de animal diferente, e como já disse ali em cima a nossa fauna é invejada mundo afora.

E esse mercado internacional não adquire ilegalmente os animais apenas pra pessoa criar em casa… O Brasil perde por ano milhões e milhões para o tráfico,

um bom exemplo disso é na produção de remédio para controle da hipertensão. Nesses medicamentos a principal substância é colhida de serpentes brasileiras, é i

sso mesmo, são extraídos venenos de jararacas, cascavéis, serpentes genuinamente brasileiras. E pasmem, o país que decola na produção de hipertensivos é a Suiça, que não tem em seu território uma única serpente dessa. Tá provado o quão grande é o lucro para o pessoal lá de fora que adquire esses animais ilegalmente?

A economia brasileira acaba deixando de faturar, e só vai ganhar uma coisa: mais animais em extinção. Vou dar um exemplo de quanto dinheiro o governo brasileiro deixa de ganhar: A cotação internacional dos venenos é de um valor altíssimo, um grama de veneno de Jararaca vale US$ 600,00 e o da Cascavel vale US$ 1.200,00. É malandragem dos estrangeiros ou burrice nossa? Esse é só mais um lado que prova que o tráfico de animais precisa ser extinto o mais rápido possível, se tratando de economia, de preservação de nossos exemplares da fauna mais diversa desse mundo.

Quando falo de preservação não é exagero, de 10 animais que são metidos nessa exploração, apenas 1 chega em seu destino final. Isso não é um dado inventado pra chocar a população não, é a mais pura verdade.

Outro dado contra o tráfico de animais é a disseminação de microorganismos desconhecidos que saem de uma região para outra. Sabemos que na Amazônia ainda existem muitas espécies de animais que não foram catalogadas, a cada dia temos mais e mais surpresas. Você acha que também não há variedade nos microorganismos que vivem por lá?  E esses ainda são desconhecidos, não se sabem de que forma todos eles agem, podem existir aqueles com virulência, outros que sejam inofensivos, mas quem vai arriscar? Tem vírus que começam a rodar o mundo a partir de uns animais que são mandados pra fora de qualquer jeito, aonde será que vamos parar?

Deixo aqui claro que a minha opinião é totalmente contra o comércio ilegal de animais, cabe a vocês captarem e repassarem a mensagem adiante, e não adquiram animais de forma ilegal. Fiquem com Deus! Até a próxima e um abraço, Felipe Rangel.

Anúncios
comentários
  1. Manuh disse:

    Esse é meu amigo! Demais! Adorei!

  2. Vinicius disse:

    Infelizmente é assim o mercado ilegal de animais.Temos que combater isso.

    http://netinformatica.blogspot.com/

  3. Curtis disse:

    J’aime vraiment votre article. J’ai essaye de trouver de nombreux en ligne et trouver le v?tre pour être la meilleure de toutes.

    Mon francais n’est pas tres bon, je suis de l’Allemagne.

    Mon blog:
    rachat credit sans hypotheque aussi rachat de credit au meilleur taux