Protesto!

Publicado: 06/05/2011 em - Nós 4 -, PROTESTO!, Thiago Ornelas

 

Bom Dia, Boa Tarde, Boa Noite…

Saudoso leitor.

O “Protesto” de hoje foi indicado por uma leitora, que estava corretíssima em indignar-se, logo, foi devidamente atendido.

Protesto contra…

… “Humor Negro”

MTV- canal jovem, antenado nas novidades, incentivadora da música independente, a favor da democratização da comunicação…Pioneira na exibição de clips. Com uma série de programas e quadros engraçados, polêmicos e acima de tudo, muito bem produzidos. No entanto, o canal pertencente ao grupo Abril resolveu abusar de sua credibilidade e dar na cara da população brasileira, e de mão fechada.

No final do último mês de março, ao exibir o quadro “Casa dos Autistas”, a MTV não apenas foi infeliz na escolha de um tema para fazer piada, como tratou de forma preconceituosa e irresponsável um tema complexo e delicado. O quadro se apresentou como uma paródia do deplorável e extinto programa “A cada dos artistas”, no qual os atores tentando fazer graça por meio de gestos repetitivos, gestos e ações atribuídos aos portadores de autismo. Na visão do produto o autista é desajeitado e incapaz de fazer qualquer coisa direito.

Vale esclarecer. O autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento, isto é, algo que faz parte da constituição do indivíduo e afeta a sua evolução. Caracteriza-se por alterações na interação social, na comunicação e no comportamento. Manifesta-se antes dos 3 anos e persiste durante a vida adulta. Há outros distúrbios do desenvolvimento que se enquadram no perfil de problemas autísticos, mas que não incluem todas as características da doença. Basicamente, quatro fatores indicam a presença do autismo infantil: problemas de relacionamento social, dificuldade de comunicação, atividades e interesses restritos e repetitivos e início precoce.

O quadro reforçou um estereótipo irreal que desinforma e prejudica o trabalho de milhares de pessoas que durante ao longo da história, lutaram por políticas públicas adequadas para facilitar a integração e a convivência de quem possui autismo ou qualquer outro tipo de transtorno mental. Mostrando que na verdade quem tem sérios problemas é o responsável por esse tipo de quadro, que nada acrescenta a ninguém. AH, HUMOR NEGRO?

Não consigo ver a parte do humor nesse tipo de coisa. É lamentável que alguém veja. A MTV violou Direitos Humanos, como a dignidade. É um erro que já entra para a galeria das maiores absurdos da história da TV no Brasil. Após a exibição do quadro, começou a repercussão, mas dessa vez o resultado não foi como a Espertona esperava. Na redes sociais não havia outro assunto. Autoridades se envolveram e criticaram, além de claro, buscarem as quase extintas leis desse abandonado país.

A Direção do Grupo Abril, diante de tal situação vergonhosa, se dispôs a pedir desculpas oficiais pelo ocorrido e revelou que pretende voltar a tratar o assunto, mas de forma esclarecedora e educativa. Ok, pelo menos um começo. Mas amplamente insuficiente frente aos retrocessos causados por uma piada mal feita.

O oficio:

” É de total responsabilidade da MTV a exibição da esquete ‘Casa dos Autistas’, exibida no dia 22/03/2011 no programa Comédia MTV. Todo o elenco do programa, assim como sua equipe de roteiristas e produção, são contratados da emissora e a ela prestam serviço, inclusive o humorista Marcelo Adnet, que vem sendo apontado por alguns como único responsável pelo conteúdo do programa.
A MTV Brasil entende que a esquete ‘Casa dos autistas’ ultrapassou limites aceitáveis do humor. Portanto, pedimos desculpas a quem quer que tenha se sentido ofendido pelo conteúdo exibido. Já estamos articulando possíveis ações conjuntas com associações ligadas ao autismo para dar ao assunto o devido encaminhamento. A MTV reforça ainda que, independentemente desse episódio, ao longo dos últimos 20 anos a emissora vem defendendo a inserção social de pessoas com deficiência de maneira séria e informativa.”

Discurso um tanto quanto “Preciso tirar o meu da reta” e mais uma vez, INSUFICIENTE. Precisa sim receber punições sérias, para saber que aqui a Dona Joana tenta por ordem na casa.

Criatividade em piadas sim, mas sem ir de encontro com a falta de respeito.

Procure saber o que é autismo de verdade. Se informe com quem sabe e tem o que falar. De quem entende para quem quer entender.

www.autismo.com.br

De resto…só me cabe lamentar.

O QUE NOS PEDIRIA UM AUTISTA? 
1 - Ajuda-me a compreender. Organize o meu mundo, facilite, antecipando o que vai acontecer.
Me dê ordem, estrutura e não confusão.
2 - Não te angusties comigo, porque me angustio. Respeite o meu ritmo.
Sempre poderás relacionar-te comigo, se compreenderes as minhas necessidades e
o meu modo especial de entender a realidade. Não te deprimas,
o normal é que eu avance e me desenvolva cada vez mais.
3 - Não me fale muito, nem depressa. As palavras são “ar” que não pesa para ti,
porém podem ser uma carga muito pesada para mim.
Muitas vezes, não são as melhores maneiras de te relacionar comigo.
4 - Como outras crianças e os outros adultos, necessito de compartilhar o prazer
e o gosto de fazer bem as coisas, ainda que não o consiga sempre.
Faz-me saber, de algum modo, quando faço as coisas certas e ajuda-me a fazê-las sem erros.
Quando tenho muitas falhas, acontece-me o mesmo que a ti: irrito-me e
acabo por recusar-me fazer as coisas.

Obs: Hoje o vídeo do quadro se encontra bloqueado pela Abril, envergonhada dos seus próprios produtos.

Vaias para eles.

Agradecido pela sua atenção em mais esse desabafo.

ThiagOrnelas!

comentários
  1. Geane Aguiar disse:

    A MTV há muito tempo está deixando a desejar em suas programações. Não me surpreende que tenha apelado para esse assunto delicado. Perderam o bom senso.

    Aguardo a sua visita =)
    Beijos, e boa noite!

    • Nós4 disse:

      Oi, Geane.
      Verdade, parecer que o girar do mundo não tem feito bem a premiada emissora.

      Agradecido.

      ThiagOrnelas

  2. Glal disse:

    Que mancada na MTV.Sempre foi um canal que gostei bastante,mas vacilaram…
    http://juventudeinformada.blogspot.com/

    • Nós4 disse:

      Oi, Glal.
      Sim, claro…E eu não digo que não devemos gostar da MTV, mas devemos faze-la perceber que a coisa não é tão simples assim.
      Errou, tem que pagar.

  3. Vinicius disse:

    Semrpe gostei de MTV mais agora vacilaram e muito

    • Nós4 disse:

      Fala vinicius.

      Bom, rapaz, eu sou muito a favor de todos fazermos um “Protesto” real, todo mundo sem MTV por 24horas.

      Abraços
      Volte sempre

  4. @iamvictor_ disse:

    concordo com o que foi dito
    eles até pediram desculpas depois do que fizeram.

    • Nós4 disse:

      Fala Victos
      Ok, pediram desculpa, mas eles não são um meio qualquer, são uma emissora, forte e de mt visibilidade.
      Desculpa só não basta.

      Valeu pela presença
      ThiagOrnelas