Precisamos de água.

Publicado: 17/04/2011 em Educação, Esporte, Felipe Rangel, Meio ambiente/Ecologia

E aí, galera! Tô de novo aqui na área e venho agradecer aos comentários lá no meu primeiro post, valeu pela moral!! E hoje sem enrolação, vou direto aos assuntos que tenho em mente.

Pra início de conversa eu queria fazer uma enquete com vocês… Quem aí acorda 6h40 em pleno sábado pra assistir “Globo Ecologia” ? Acredito que ninguém, né? Fiquei sozinho nessa, rsrs. Mas então, como vocês estão percebendo hoje eu começo falando um pouquinho de ecologia, do nosso meio ambiente e de alguns problemas que não damos a mínima.

Vamos lá, todo mundo já está cansado de escutar aquele papo de efeito estufa, buraco da camada de ozônio, aquecimento global (esse tem sido o mais chique) e que a água vai se acabando. Considero esse último o mais perigoso, como viver sem água? Nosso corpo tem aproximadamente 70% de água, precisamos dela para tudo, pra saciar a sede, higiene, alimentação (as plantas e os animais que comemos também necessitam de água) entre outros. E o que você faz pra gastar menos água? O que você faz pra ajudar o seu planeta?

Eu poderia ficar aqui falando mil maneiras pra você diminuir o consumo de água, mas quero ir além disso. De toda a água do mundo 97% é de água salgada, ou seja, 3% de água doce, dessa pequena porcentagem 2% são de água doce congelada, as geleiras, e o que resta para o consumo humano, produção animal e vegetal, uso industrial? Isso, apenas 1%. Dessa água doce disponível 12% está aqui no Brasil, e o que fazemos pra continuarmos com esse potencial de água potável? NADA. A gente vai poluindo e sem se dar conta. Alguns pensam: “Mas eu não jogo lixo em rio”, mas e o seu papel de bala, sua embalagem de biscoito, pra onde vão? Se você joga no lixo, parabéns, é um ponto a seu favor, mas se você joga no chão e diz que é pra dar emprego ao gari, nota zero pra você, que tal um pouco mais de conhecimento?

Não estou aqui pra criticar ninguém, só quero fazer um apelo a galera, tentar conscientizar a moçada que acha que esse assunto é balela. Um papel de bala pode não fazer diferença lá no rio, mas e o seu papel, o papel dos seus amigos, da população… Agora sim faz diferença, é assim que começa a poluição. Jogue seus lixos na lixeira, com certeza você vai estar contribuindo para o seu bem, o bem de seus filhos, netos. E outra, sua cabeça vai ficar mais leve, é bom você fazer o certo, faz bem pra gente. Há um tempinho teve a tal hora do planeta, onde pediram para ficarmos 1 hora com as luzes apagadas, o Cristo Redentor ficou sem iluminação, o Coliseu também, entre outros monumentos. Muitos amigos e conhecidos meus também ficaram essa uma horinha sem luz, mas eu te pergunto, adianta você apagar as suas luzes e continuar jogando lixo na rua? Adianta você apagar as luzes e poluir seu planeta? Pensem aí e se acharem que convém ter um maior capricho com nosso ambiente, mãos à obra!! É só a gente dar um pouco mais de atenção aos problemas e encará-los que tudo se resolve. Que nós façamos o melhor.

Mudando um pouco de assunto… Aqui em cima falei da falta de atenção, e esse recado vai diretamente ao companheiro Felipe Araújo que publicou ontem uma resposta para minha piadinha (se quiserem saber o que é vão ter que ir lá ler meu post) ele disse o seguinte, abre aspas: Nunca na história desse país vi um penalti mal marcado a favor do Vasco… tudo bem que nem sempre eu estava olhando pra TV nem vendo jogo, mas isso é outra história, fecha aspas. É xará, um pouquinho de atenção faz bem… Hahaha!

E já que estou no momento de resposta para o engraçadinho do blog (sim, é o Araújo de novo, kkkk) vamos lá. Você me perguntou se a próxima UPP seria na Gávea, lhe respondo que tal afirmação não procede, o Flamengo é um grupo calmo, com jogadores dando exemplo dentro e fora de campo, você errou só por um pouco, a UPP se expandiu e foi parar no Parque São Jorge, abre o olho, curitcha! Hahaha.

Galera, é isso aí. Vou parando por aqui e obrigado pela atenção, um grande abraço,

Felipe Rangel.

comentários
  1. Manuh disse:

    Que texto lindo! Adorei!
    Li em algum lugar: Todo mundo pensa em deixar um planeta melhor para nossos filhos… Quando é que vamos pensar em deixar filhos melhores para o nosso planeta?

    • Nós4 disse:

      Obrigado, Manuh! Muito maneira a frase, gostei, se eu tivesse lido com certeza colocaria no meu texto. Brigadão pela moral, e aguarde que vou cair muito nessa área.

  2. Samantha disse:

    Adorei o post, Felipe. Realmente precisamos de consciência ecológica nesse mundo. É bom saber que você compartilha de pensamentos assim e que está fazendo sua parte, escrevendo pra que outras pessoas se conscientizem também.

    • Nós4 disse:

      Tento fazer minha parte sempre, seja conversando pessoalmente ou como agora, escrevendo pra galera! É um lance em que temos que nos manter sempre alerta, a realidade ta aí!

  3. Drika Santtos disse:

    Adorei seu post sério mesmo… Parabéns pelo assunto abordado, tento fazer minha parte e conscientizo quando posso…retribuindo a visita ao meu..Bjs

    • Nós4 disse:

      Obrigado, querida! Fico feliz em ver que tem mais gente que compartilha dessa opinião. Certamente passaremos no seu blog!

  4. Nós4 disse:

    Opa… valeu por retribuir a visita Drika… eu q dei uma passadinha la a pouco rs…

    Vc fez um belo texto aki meu querido xará… pelo menos até o 5º paragrafo eu concordo com tudo… kkkk … os dois ultimos comento no meu proximo post… rs

    Temos sim que nos conscientizar… senao daqui a pouco… nao haverá mais o que salvar…

    Um abraço!

    Felipe Araujo

  5. Excelente!!!

    É preciso desenvolver maior conscientização na população. Há muito que deve ser mudado e muitas coisas que podemos sanar ou reduzir os estragos.

  6. Macaco Pipi disse:

    E ESSES DIAS VI GENTE JOGANDO ÁGUA PRA COMEMORAR SEI LA OQ

    ASSIM DE GRAÇA

  7. Nós4 disse:

    Macaco Pipi, Barbara Nonato, Sarah, obrigadão pelos comentários e voltem sempre!

  8. Luciano disse:

    Eu vou deixar qualquer pudor de lado e admitir que tenho muito medo do futuro em relação a água.

    Nem é tanto pela questão ambiental global e o bem estar do resto da humanidade…

    É porque aqui no Triângulo Mineiro e no resto de Minas, é possivelmente um dos 10 lugares do mundo que tem mais reservas de águas, entre potáveis, para hidroelétricas e subterrâneas.

    O que eu tenho medo, é que daqui umas décadas, isso aqui vire uma espécie de Oriente Médio… todos influindo e brigando por causa dos recursos naturais…

  9. Canto do lufa disse:

    você e muitos velhinhos. Tem muita gente que acorda essa hora mesmo sábado. O pior é acordar essa hora ainda por cima ver o globo ecologia.

  10. Macaco Pipi disse:

    quero ver quando começarem as guerras por água
    brasil ta fudido!

  11. Cahe Almeida . disse:

    É isso aí Rangel.. Mandoou muito.. E digo mais, de que adianta ficar uma hora sem luz e ficar horas no chuveiro, fazer a barba e enquanto isso deixar a torneira aberta, entre outras ocasiões.
    É fácil ser educado e fazer alguma coisa para prevenir durante uma hora ou até um dia, difícil mesmo é ser e fazer isso todo dia.

    Abraços

  12. Francorebel disse:

    Você acaba de me lembrar de beber água!