Amizade – Mais que palavra.

Publicado: 17/04/2011 em Reflexão, Thiago Ornelas

Boa Noite, galerinha. O post de hoje vem cheio de sentimentos e realidade.

Após perceber, com dor, num antigo amigo, um mero estranho, vi que momentos vividos deixam-nos marcas profundas, daquelas que nem mesmo o tempo é capaz de apagar, mesmo que infelizmente sendo impossíveis de reviver.

Atualmente, com a correria dos dias, temos esquecido um pouco(ou totalmente?)do nosso lado humano. Preenchemo-nos com tarefas e dinheiro quando na verdade o que precisamos é de carinho, afeto e atenção. Alguns buscam na Internet a saída para esta solidão, declarações no MSN, Orkut lotado de mensagens, algumas mandadas por quem nem ao menos lembramos quem é.

Costumo dizer que isso é, junto com outras coisas, sinal da crise do Capitalismo; Ok, ok, eu sei que isso, efetivamente, nada tem a ver com Capitalismo, dinheiro, venda, compra (etc..), mas em que outra época deixaríamos de falar alguma coisa a um amigo quando em presença para falar essa mesma coisa Via MSN, minutos depois ou deixar de falar pessoalmente com um amigo, mostrar seu carinho, para “apenas” enviar uma mensagem gravada, via telefone?

Talvez alguns de nossos valores estejam perdidos, alguns momentos empobrecidos, amigos perdidos, sentimentos distorcidos, mas nossas necessidades continuam as mesmas em essência. Precisamos de comida, dinheiro, carinho, atenção, aprendizado, luta, auto-estima, valorização, de alguém para se preocupar e de alguém que com a gente igualmente se preocupe. Precisamos sim de Amigos. Amigos a quem tanto devo minha vida, coisas minhas que não estão em mim. Aprendizados meus que só foram possíveis através deles, tombos meus que só foram possíveis de levantar porque tinha anjos que me levantaram quando as pernas me faltavam. Amigos são irmãos que a vida nos deu para caminhar conosco ao longo da nossa jornada espiritual, extrapolando os limites do tempo, continuando quando e onde Deus assim o permitir.

Em uma época em que me vejo rodeado por pessoas que não conheço, busco nas amizades ou nas lembranças que elas deixaram, motivos para sorrir e dizer que vale a pena viver, resgatando em mim o que de essência ainda há de existir, momentos de silêncio com sensação de melhor conversa já tida… Quantas vezes são os amigos que nos fazem sorrir quando tínhamos vontade de chorar, pois a sua simples presença nos traz de volta o brilho da vida. A simplicidade das brincadeiras pueris, a conversa informal naqueles momentos de descontração, uma conversa rápida ao telefone, no vai e vem do dia ou da noite, no bate -papo pela Internet, no ambiente do trabalho ou da escola, enfim, em qualquer lugar a qualquer hora.

As vezes penso nos tempos de moleque e dos amigos que dessa época fizeram parte, alguns que já não tenho contato, outros que ainda consigo relembrar cada história, histórias de uma infância feliz, de uma ingenuidade já não existente igual. O tempo passou, as pessoas transitaram, foram e voltaram…Fui passando de lugar em lugar, cursos, escolas, faculdades, igreja, trabalho, estágio, uffa.

Sei que muitas vezes, ainda que com todo carinho, por insegurança talvez ou por ciúmes, por estar emocionalmente alterado ou me sentindo pressionado, acabei sendo injusto com eles. Posso comparar esse elo de amizade com o “tempo” que passa por alterações climáticas constantemente, mas é dessa forma que aprendemos a nos conhecer, compartilhar momentos e que se desenvolve uma amizade. Diante do amigo somos nós mesmos, deixamos vir à tona nossos pensamentos a respeito das coisas, da vida, nos mostramos como verdadeiramente somos. Amigos nos ensinam muito, nos fazem enxergar situações que às vezes não percebemos o seu real sentido, compartilham suas experiências conosco, nos falam usando da verdade que buscamos encontrar.

Ao longo de nossa vida muitos amigos passam por ela e nos deixam saudades, mas também deixam a recordação de tudo que foi vivido. É na amizade verdadeira que encontramos a sinceridade, lealdade, afinidade, cumplicidade, simplicidade, fraternidade.

Fiz amizade com gente de todas as raças, de todas as cores, de todas as idades, de todos os pensamentos, de todas as ideologias, de todos os meios sociais, e no coração todos se tornaram iguais. De pouco em pouco fui deixando um pouco de mim e me completando com um pouco do que ficou deles, até porque senão hoje eu já não mais existiria. Gente que me ensinou a jogar o jogo da vida; Gente que me mostrou que a sinceridade e a verdade são nossas melhores amigas, pois querem sempre o nosso bem. Com os amigos aprendi também que sou ser humano, portanto erro, e não adianta tentar esconder isso. Eles me fizeram perceber que a vida não vale a pena só pelos grandes momentos, os pequenos têm o dom de fazer a diferença. Com eles percebi que a vida deve ser levada a sério, mas sempre que possível fazer piada dela. Fui obrigado a aprender que nós somos aquilo que buscamos ser e fazemos, não aquilo que pensamos ou queremos, pois a ação por mais simples que seja vale mais do que qualquer pensamento quando egoísta. Com tempo, percebi que Amigo é aquele que diz “eu te amo” sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama “e ponto”.

Amigo uma vez, tem que ser amigo sempre. Se não, não foi amigo. Numa despedida, os amigos não se despedem. É a partir daí, que eles se encontram, pois, os amigos ausentes, se fazem mais presentes no pensamento. Um amigo não precisa falar. Só precisa sentir. Só precisa sorrir. Nem precisa chorar. Um amigo só precisa existir. Amizade é assim: é sentir o carinho, é ouvir o chamado, é saber o momento de ficar calado. Amizade é somar alegrias, dividir tristezas. É respeitar o espaço, silenciar o segredo. É a certeza da mão estendida, é cumplicidade que não se explica…APENAS SE VIVEAmigo é para sempre, mesmo que o sempre não exista.

Aos meus amigos de todas as partes, de todos os tempos, de todos os tipos: Que nossa amizade continue sendo como uma bela estrela que mesmo longe nunca perca seu brilho e intensidade. E aos que já perderam esse brilho, só me resta pedir desculpas e desejar BOA SORTE.

Boa Semana.

ThiagOrnelas!

comentários
  1. Já dizia tom jobim “é impossível ser feliz sozinho”

    Quanto mais amigos melhor, e quanto maior a diversidade também, amigos todos iguais a gente não tem graça, não acrescenta…

    Hoje em dia realmente é só internet e sms, se falar no telefone é pior que pessoalmente, mensagem de texto então… e olha que nos Estados Unidos as mensagens já estão superando as ligações…

    parabéns!

    • Nós4 disse:

      Saudoso Tom.
      Quem sou eu para dizer qualquer coisa depois das palavras ddele?
      Precisamos reviver sentimentos.
      Não se vive de tecnologia e avançoas,mas sim de emoçoes e sentimentos.

      Obrigado pela visita

  2. andrea disse:

    amizade é uma das coisas mais importantes , pena que nem too muno de valor a ela..

    • Nós4 disse:

      A amizade acompanha todas as coisas de bom e ruim.
      Nas boas ela participa como auxiliadora, nas ruins, de solucionadora.
      Que o mundo descubra esse real sentimento

      Obrigado, Andrea

  3. saulo thiago disse:

    legal o post, não sei se vc sabia mas o dia do amigo é comemorado hoje aqui no brasil!!
    td mundo conhece com dia 20 de junho, mas no brasil é dia 17 de abril

    • Nós4 disse:

      Opaaa,
      Fala ai,meu camarada e quase xará.kk
      muito obrigado pela visita.
      E está ai,acrescentou ao blog, eu não sabia que se comemorava hoje, sempre comemorei dia 20
      obrigado

      ThiagOrnelas

  4. Bruna disse:

    “Bons amigos são a família que nos permitiram escolher”. Shakespeare
    Valeu cara mandou bem =)

  5. malu disse:

    pobre aquele que não tem amigos…
    por sorte ou seja lá o que eu estou repleta deles!!!
    eu sei que a tecnologia afasta o contato fisico e tal e bla bla bla (e todo esse discurso manjado), mas por outro lado vc tem seu amigo a hora q vc quiser, sem ir a falencia com conta telefonica. O fato é que precisamos nos adequar aos dias atuais, acho que a grande questão é ter ou não o equilibrio das coisas.

    • Nós4 disse:

      Oi, Malu
      Sim,muito bem colocado…
      Não é deixarmos de usar as tecnologias e todos os avanços a nós oferecidos, é não vivermos em prol deles.
      Obrigado pela visita
      Volte sempre

      ThiagOrnelas

  6. Julie Duarte disse:

    Amizade é a relação mais linda, deois do amor. Meus amigos são tudo pra mim e por eles faço qualquer coisa!

  7. Lucas Moura disse:

    Que texto fantástico. É de uma simplicidade única, recheada com um sentimento maravilhoso que é o amor. Amor esse que é vivido de diversas formas, com diferentes pessoas. A amizade é algo essencial à vida de todos, tem até na Bíblia, não lembro exatamente em que livro.
    O amor de uma amizade é o mais complexo de todos, eu acho… É nesse amor que você subtrai seus medos e soma as suas felicidades. Creio que amigos são raros, pois o que não falta é colega. Amigo vai além e enche o que estava vazio no coração de quem ama.
    Belo post.
    Por: http://quaddronegro.blogspot.com/

    • Nós4 disse:

      Fala grande Lucas.
      Bom saber que fui compreendido.
      Muito bom seu comentário.
      Bem verdade o que você disse que amigos não são tantos e sim colegas, mas os poucos que temos são suficientes.
      Obrigado pela visita
      ThiagOrnelas

  8. Wellington disse:

    Adorei a postagem e concordo com você sobre o valor do convívio com os amigos pessoalmente, a necessidade que temos de carinho, atenção e apoio mútuo. Na universidade e no ambiente de trabalho temos nosso tempo quase que totalmente consumido e o amor e afeto parecem ser deixados de lado pois não dão dinheiro ao que parece. “É preciso ser mais lógico e menos emotivo” é o que dizem e eu discordo. Chamei em reunião em ambiente empresarial dois bons amigos para em vez de falar de negócios falar de amizade. E foi muito bom! =)

    Parabéns pela postagem! Desejo sucesso a vocês! ^^

    Abraços!

    http://neowellblog.co.cc/

    • Nós4 disse:

      Grande Wellington, obrigado pela presença e pela contribuição.
      A amizade pode mudar uma grande parte dessas coisas doidas do mundo,ela traz consido muitos sentimentos e ações boas.

      Gasta ver.

      Obrigado
      ThiagOrnelas

  9. Macaco Pipi disse:

    BRAVO
    BRAVISSIMO!!

  10. Eddú disse:

    Muito bom o texto!
    adorei, muito massa

  11. Fabricio disse:

    sem amigos ninguém escolheria viver, apesar de todos os outros bens

    amizade pra mim é tudo e tento manter as minhas
    tenho amizade de 10 anos
    e essas amizades me definem também =]

    • Nós4 disse:

      É táo forte quanto o vento quando sopra..podes crer, estou falando de amizade.
      Obrigado pela visita, Fabricio
      Volte sempre

  12. Canto do lufa disse:

    Demonstre afeto nao somente com palavra mas com gestos

  13. Guilherme disse:

    Sobre a internet, estamos querendo amigos em avatares, enquanto esquecemos quem está do nosso lado…

    • Nós4 disse:

      Por isso vivemos lado a lado a um estranho.
      Algo mais estranho?

      Obrigado pela visita,Guilherme

      ThiagOrnelas

  14. Samir disse:

    Thiago, belo texto. Concordo com tudo que disse, realmente muitas coisas estão sendo deixadas de lado pelo excesso de ocupação ou simplesmente por preocupação com coisas que nem sempre merecem tal atenção. Os amigos nunca podem ser esquecidos, apesar da distância e das tarefas cotidianas, o sentimento e o querer bem sempre etarão acima de tudo isso.

    Abraço.

    • Nós4 disse:

      Infelizmente temos que nos adaptar aos fatos dos dias atuais, não podemos deixar nossas tarefas de lado…mas minimamente devemos dividir nosso tempo,nossa mente.
      Amigos, anjos que nos levantam quando as pernas nos faltam.

      Obrigado,Samir.

      ThiagOrnelas

  15. Habib Sarquis disse:

    Quem não tem amigos. Não vive.

    • Nós4 disse:

      Nem os animais, irracionais, vivem sozinhos,quem dirá nós…
      Mas mais do que acompanhados,sejamos cumplices,amantes,amigos…
      Obrigado pela visita Habib,

      ThiagOrnelas

  16. Geane Aguiar disse:

    Hoje em dia é tão difícil encontrar uma amizade verdadeira. Raro encontrar pessoas que se entreguem (seja no amor, seja em amizades), que de doem pelo outro sem esperar algo em troca, apenas pelo prazer de ajudar e ver um amigo ser feliz. Sorrisos comprados, abraços rápidos, conversas superficiais. Sortudos aqueles que conseguem encontrar um dentre mil para chamar de amigo.

    Aguardo sua visita no meu blog também =)
    Boa noite, abraços!

    • Nós4 disse:

      Doar-se a um amigo é completar-se, pois ninguém é completo sozinho.
      Saudemos os verdadeiros amigos, mostremos a eles que vale a pena ser assim.
      Uma vez assim,nunca mude.
      Obrigado,Geane
      ThiagOrnelas

  17. Bruna Menezes disse:

    Adoreei aqui. E curti muito post. Aguarde proximas visitas.

  18. eppilif disse:

    A amizade é tudo… sem ela… a pessoa não chega a nenhum lugar.

  19. Sandro disse:

    A amizade é na minha opinião, o sentimento mais puro e verdadeiro que pode existir entre as pessoas. Não existem obrigatoriedades, nem laços familiares, nem nada de artificialidade. Com os amigos, somos nós mesmos, em nossa essência, e é isso que faz da amizade essa coisa mágica.

    Belíssimo post!

    • Nós4 disse:

      Amizade é como é naturalmente, não se explica,não se molda.SE VIVE.

      Obrigado pela presença Sandro

      ThiagOrnelas

  20. Francorebel disse:

    Seja bem-vindo ao meu blog, mano.

    Abração!

    F.

  21. Everson disse:

    Amizade é tudo, amizade verdadeira é tudo…
    raras são as pessoas que te ajudam e te amam de verdade!
    é bom saber escolher…

    seguindo aqui cara..

  22. SRed! disse:

    Olá, quando terminei de ler o seu post lembrei de uma frase de uma música que quase nunca ouço, mas que tem uma frase muito boa.

    “Aos meus parceiros tenho a oferecer minha presença, talvez até confusa, mas leal e intensa.”

    Atenciosamente, SRed!

  23. Manolo disse:

    Parabeens,bem legal o blog..

  24. Raul disse:

    muito bom post cara,em uma amizade encontramos muita coisa de valor!!

  25. Núbia disse:

    Ameeei o post! *.*
    Um verdadeiro amigo é alguém que te conhece tal como és,
    compreende onde tens estado, acompanha-te em teus lucros
    e teus fracassos, celebra tuas alegrias, compartilha tua dor e
    jamais te julga por teus erros. ♥

  26. Matheus S.V disse:

    Muito legal seu blog,sem palavra para esse poste.
    seguindo já =)