Celebrar a alegria de uma criança

Publicado: 13/10/2009 em Reflexão, Thiago Ornelas

criançaa

O Nós 4  traz hoje um dos assuntos mais gostosos de se tratar até então, a infância, as crianças. Afinal, quem não tem um pouco de criança dentro de si?

Putz, acho que errei na dose, trago um montãoooo.

Fica o alerta para a visão para esses “serezinhos”, o futuro da nação, a jóia preciosa de cada casa, a alegria de cada casal.

Ser criança, pelo menos um pouco, não depende de idade, depende de espírito.

Feliz Dia das Crianças…Ei, para você também, marmanjo. 

Por Thiago Ornelas

 

O Dia das Crianças no Brasil foi “inventado” por um político, o Deputado Federal Galdino do Valle Filho, que  teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920 e o dia 12/10 foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924. Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada.  A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto.
A partir daí, o dia 12 de outubro se tornou uma data importante para o setor de brinquedos.

Mas deixando essa chatice de história e mercadológica de lado, vamos as crianças de fato.

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada Criança.

Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada segundo, de cada minuto, de todas as horas, de todos os dias e protestar ruidosamente – o barulho é sua única arma – quando for contrariada.
Crianças?Ah, essas são  encontradas em todas as partes, onde menos se espera…E não duvide da capacidade delas.

Os pais as adoram, fazem delas suas vidas. Ou pelo menos assim devia ser, e o era. Acompanham cada momento, sem piscar, NEM DORMIR.kkk

Os irmãos mais velhos se fazem de durões, mas por dentro ficam derretidos a cada descoberta.

Os adultos alheios muitas vezes as ignoram, subestimam, ah, mas quem dá importância a esses?

Uma criança é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso. A criança é a alegria apresentada em pessoa.

Quando você está ocupado, a criança é uma intrometido e amolante. Afinal, ela quer o espaço dela, oras. E não dê não para ver. 

Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor. O que elas querem é transformar o mundo num imenso sorvete, e a vida numa plena roda gigante. E dane-se quem não gosta assim.

Uma criança é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de …(o que tem tanta imaginação aleém da criança?), o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro – e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.

Gosta de sorvete, canivetes, serrotes, pedaços de pau, água (parece seu habitat natual, com areia então), bichos grandes, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água. Tudo vira brinquedo e todo dia é hora de brincar, e agora?

Não é partidário de catecismo, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos e hora de dormir. Simplesmente seguem suas vontade, não é não, mamães?

Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar. Nada de perder tempo.

Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ah, e com a poça de lama também. Sol ou chuva, dentro ou fora, aqui ou alí.

Ninguém mais é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um cruzeiro, um estilingue e um fragmento de substância ignorada. Para que isso? Sei lá, depois decide-se.

Uma criança é uma criatura mágica: você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsa-la de seu coração. Nem tente.

Pode pô-la para fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente.

Queira ou não, ela é seu carcereiro, seu dono, seu patrão – um ser espontaneo, um mata-gatos, um pacote de encrencas.

Mas quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los em um segundo, pronunciando duas palavras somente:
aaaaaaaaaaa
                 “Oi Papai/Oi Mamãe.”

 

Criança é assim, e quem dera eu ser sempre criança. Ter como maior responsabilidade decidir qual Power Ranger comprar…Ou que horas do dia brincar de cada brincadeira.

A infância me traz boas lembranças, as melhores, os dias na casa da vovó, os lanchinhos da mamãe, as brincadeiras na escolinha, a inocência, quer mais?

Precisamos fazer com que isso continue, que nossas crianças não percam as esperanças, nem a alegria de viver, muito menos a facilidade de resolver “grandes” problemas com soluções tão simples. Que inocência seja sinônimo delas.

Os brinquedos são importantes, mas primário mesmo é carinho, amor e atenção.

Que as crianças, negras e brancas, baixas e altas, gordas e magras, deficientes ou não, sejam felizes. Qualquer diferença que seja é mínima diante dos direitos.

 

A criança e o Anjo da Guarda.
Meu Anjo da Guarda,
Dizem que os Anjos de Guarda das crianças são mais ocupados, já que o tempo todo elas não se preocupam com perigos. Então vou contar a você quais são os perigos dos quais eu quero escapar. 

Sabe?
A idéia de tornar-me um adulto não me atrai muito, mas minha família diz que a única forma de
viver bastante é crescer e fazer muitos aniversários. Então, como não quero deixar este mundo
tão já, acho que do perigo de ser gente grande você não pode  me proteger, certo?

Assim sendo, para me prevenir, aqui apresento alguns pedidos: 

Faça com que pela vida toda eu acorde cheio de planos e feliz, mesmo sem motivo aparente.

Que eu nunca acredite na palavra impossível e que não me deixe influenciar por gente negativa 

Que eu não tenha medo de dar e de receber amor, pois Deus me livre de ficar falando com as paredes!

Que eu saiba ouvir a criança que continua em cada um, entendendo seu modo de ser e de agir 

Que eu saiba perceber a hora certa de me afastar daqueles que nada de útil podem me ensinar. 

Que eu não veja a solidão como um monstro querendo me devorar, mas sim como um agradável encontro comigo

Que eu não fique com aquela cara sizuda, tão constante naqueles que perdem o melhor da vida Hoje por medo de sofrer amanhã. 

Que eu não imponha a lei do faça o que eu mando e não faça o que eu faço .

Que eu não fique invejando a vida dos outros enquanto deixo a minha escorrendo pelo ralo 

E que, bem velhinho, na hora de deixar a Terra, eu ainda possa dizer a quem disser que fui bobo:

Fui bobo, mas fui feliz !
Bem mais bobo é quem me diz !
Boa Noite, meu anjinho.

Feliz Dia das Crianças.

comentários
  1. O dia da criança é todo dia!
    Um sábio disse: “Deixe vir a mim as criancinhas, pois dela é o reino dos céus”.
    Seja uma eterna criança!!

    Só uma correção:
    Somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a “Semana do Bebê Robusto” e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser COMERCIALIZADA. A estratégia deu certo, pois desde então o Dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

  2. mongohelson disse:

    minha vó deu R$20 pro meu irmão mais novo no Dia das Crianças. Eu não ganhei nada! Tenho 21 anos e minha vó disse que eu não ganho mais presente…
    ah! Pera aí! Dinheiro não tem idade!

    • Nós4 disse:

      É rapaz, podes crer..concordo plenamente.
      E o amor e consideração, onde ficam?kk

      obrigado pela presença

      ThiagOrnelas