Dia Mundial Sem Carro

Publicado: 22/09/2009 em Thiago Ornelas

dia sem carro

Por Thiago Ornelas


Um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes. Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta. Ainda sabendo dos beneficios me assusta imaginar a cidade do Rio movida a bicicletas.(kk)
Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes: poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, congestionamentos, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo, consumo de combustíveis fósseis, acidentes, comprometimento de grande parte da renda das pessoas.
Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa – o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas. Ainda assim insisto em não conseguir imaginar os grandes centros urbanos movidos a bicicletas.
Por fim, o automóvel é um meio de transporte não “universalizável” – nossa, meu sonho era usar essa palavra; a propósito, ela existe? -, já que seria impensável a existência de um carro por habitante no mundo.
São esperados mais de 200 ciclistas no dia, longe dos centros, claro. Por isso, pede-se adia s em carrooo ajuda de todos para que o passeio aconteça tranquilamente e que seja lembrado como um evento de organização consciente e responsável.
Na edição de 2009 do “Dia Mundial Sem Carro”, como em anos anteriores acontecerá o Desafio Intermodal. O nome é complicado, mas a idéia é muito simples. Trata-se de uma atividade cujo objetivo principal é avaliar qual é a maneira mais rápida, econômica e prática para se deslocar em um grande centro urbano.

Minha cabeça dá um nó em pensar que no próximo amanhecer posso me deparar com duas situações: 

1 – Frustração dos organizadores do evento e continuo nó de carros, ao ver que a população não aderiu ao movimento; – NADA TÃO DIFERENTE DO DE COSTUME.

2 – Estresse e continuo nó humano, ao ver que, sim, as pessoas aderiram ao movimento, mas obviamente não de bicicleta, e sim de ônibus, e aí já viu…Dia de chegar no trabalho no inicio da tarde.

Enfim, o que resta agora é esperar e ver no que vai dar, mas temo que isso não dê muito certo.

Amanha volto aqui e digo como foi essa experiencia, OU NÃO.

Obs: Todas as informações foram colhidas na internet, em fontes variadas.
Anúncios
comentários
  1. Queridos amigos avassaladores…
    Vivo no Rio dejaneiro. E hoje, especialmente, o transito está muito ruim!levei 3hora para fazerum percurso de 30 minutos!
    Acabei de ouvir no radio que nosso prefeito foi de bicicleta para otrabalho… para isso , andou na contra-mão e em calçadas!!!

    • Nós4 disse:

      Huahua, será que ele foi de bicicleta mesmo?
      Com tapagens, seguranças e etc…
      Doce ilusão achar que o Rio pararia.

  2. Muito se divulgou sobre esse dia + aqui no brasil, a “moda” não pegou.
    Como mostra o relato da avassaladorasRio.
    Hj mesmo a Fernanda Paes Leme ficou durante 3 horas no caótico trânsito de Sampa.
    A intenção é ótima, porém nosso povo precisa de um plano maior de conscientização.

  3. Brigadeiro disse:

    Eita, o transito ta cada vez mais caótico…
    As avenidas e estradas, cada vez mais estressantes de se circular…
    O ar cada hora que passa mais poluído e pesado.
    A Natureza cada vez mais comprometida, temos que fazer alguma coisa…

    O governo precisa fazer alguma coisa, o mundo está cada dia mais confuso e complicado de se viver!!

    parabens pelo blog, esta expetacular!

    Se puder visite o meu

    http://euvoustar.blogspot.com

    • Nós4 disse:

      É rapaz, muita coisa precisa ser mudada, atitudes precisam ser tomadas, mas precisamos também tomar consciencia, politicos não fazem a parte deles, mas nem por isso temos que deixar de fazeer a nossa…Dizer que o Governo não toma atitude é fácil, afinal é um fato.

  4. Todo dia eu participo dessa campanha, e saiu sem carro, já que eu não tenho!!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrsrsrs!!!! Brincadeira,esa campanha devia ter mais pessoas adreindo, eu não consigo entender o tamanho ócio dos motoristas que preferem enfrentar horas de de congestionamento, do que a agilidade da bicicleta, aléa de perder uns quilinhos!!!!!!!

    • Nós4 disse:

      huahua..Não estou dizendo…Por enquanto participo desssa campanha também, aliás, daquela que diz “todo castigo para corno é pouco”também…ônibus lotado todo dia é f#$%#@.
      ThiagOrnelas

  5. pool pub disse:

    Aqui em Porto Alegre o transito tem piorado bastante, por falta de obras adequadas para o aumento de automóveis no transito.. nossa nova perimetral em menos de 1 ano de vida já ficou sobrecarregada…o jeito é o onibus mesmo!!

    Pool Pub – Sinuca Porto alegre