SinSF – Sindrome da Segunda Feira

Publicado: 02/09/2009 em Crônica

Cquote1.pngOdeio segundas-feiras!! Cquote2.png
Garfield sobre Segunda-Feira

segundaf

Por Thiago Ornelas

Segunda Feira. Argh, SEGUNDA FEIRA?

A semana começou, e com ela a temida Segunda Feira, que apesar de não ser o primeiro dia da semana é o motivo de muitos odiarem esse começo, é ela que mostra que é hora de deixar a vida mole do final de semana, abandonar os botecos, sair da internet,voltar a acordar cedo e TRABALHAR.

Para alguns(bem poucos na verdade) “Glória a Deus, mais uma semana”, para outros(tipo a torcido do Flamengo junto com a do Corinthians), “Merda, já chegou a Segunda Feira”. A verdade é que esse dia mexe com os mais intimos sentimentos das pessoas.

Este fatidico dia traz consigo o peso do final de semana recem passado, mais o peso da espera de uma semana para a chegada do próximo

Esse pseudo-dia(é, porque na verdade é um dia bem morto) foi criado por um homem que não tinha nada melhor pra fazer na Inglaterra no início do Século X.

 John Garfield, um inglês meio gordo, preguiçoso e comilão, resolveu criar um dia especial para que os empregados da sua fábrica trabalhassem ainda mais.

A semana tinha só 6 dias, e o Domingo era o dia de descanso. Garfield ficava em casa, vendo TV e navegando na internet, quando percebeu que seus lucros não eram altos o suficiente.

Descobriu, num lampejo de inteligência único e jamais repetido, que bastava criar mais um dia.

O jovem abestado gritou “Estrume!” (Eureka em inglês) e desenhou um novo Calendário, com algumas anotações embaixo.

Toda Semana, a partir de agora, terá 7 dias, sendo o Domingo o dia de descanso e a Segunda-Feira, novo dia criado, o Dia do Repensamento. Ou o dia em que você quer descansar mas tem que trabalhar.

O interessante é que, ao mesmo tempo que as pessoas foram condenadas a se arrepender dos pecados nessa tal de Segunda-Feira, elas também foram punidas.

Mas o destino aplicou uma grave peça no ilustre Senhor Garfield.

Na primeira Segunda-Feira do novo calendário, Garfield sofreu uma série de acidentes bizarros que culminaram com sua morte, que ocorreu após ter sido ele atropelado por um burrico com sarna, o que hoje seria algo como ser atropelado por um fusca rosa. Maldito, tinha que viver até os dias de hoje e ver os estragos que ele proporcionou.

Além disso, milhares de anos depois, uma personagem de história em quadrinhos foi criada com seu nome.

O saudoso e veneradoGarfield(para sua surpresa), que movimenta(ou não) as paginas das revistas em quadrinho. E ele odeia Segunda-Feira, aliás, é considerado uma boa imagem do Brasileiro.

Não é dificil saber porque se odeia a Seg.- Feira, afinal, desde o descer do Sol até o Levantar da Lua, esse dia mostra-se contra as vontades do povo.

Isso sem contar que mesmo antes de chegar a Segunda já coloca suas garras de fora. Seguindo este ponto de vista estudiosos na mais pura “atoice” e dor de cotuvelo pensaram numa nova interpretação que destrói o calendário e afirma que a obrigatoriedade do trabalho nas Segundas-Feiras tem sido uma medida anticoncepcional simples, inigualável e contra as taxas de natalidade do País.  Porque não tem quem não broche na noite de Domingo ao saber que, logo após  assistir “Domingão do Faustão” e “Fantástico”,  ainda tem que aceitar a ideia de que se aproxima a Segunda do Desanimo.

segundaPois bem, eu por exemplo, desde que passei a viver a vida em sua parte mais séria, tendo que pensar no futuro e levar os estudos a sério estudos  e logo a frente a inevitavel entrada no mercado de trabalho, passei a perceber o lado negro desse dia.

Ontem, mais uma segunda feira de minha vida, foi um grande exemplo e motivador dessas linhas. Logo pela manha, não tanto quanto deveria, mas também não menos quanto eu queria, tentei levantar. Isso, tentei, pois de 5 em 5 minutos adiados o atraso foi inevitável. E após levantar começou a incessante luta pela chegada ao meu destino, o trabalho. Ônibus lotado, pessoas sonolentas, motorista lento que só, o ataque dos óculos escuros – que escondem os estragos -,  trânsito “infernal” – isso se você não morar em SP, pois assim sendo use sua criatividade e imagine algo pior do que “infernal”, logo após multiplique por 5 . Eu, imediatamente  pensei “Argh, Segunda Feira”.

É, segunda feira, chata que só, mas não tem como fugir dela, então vamos encará-la,  A NÃO SER QUE você seja um Senador , Ministro de alguma coisa ou tenha algum cargo público que  só comece o expediente na terça feira. Caso não seja faça igual a mim, xingue-os e vá a luta. 

Aliás, o dia continua. Enfim chego ao trabalho, meia hora atrasado, mas lá estou eu. Neste dia o patrão também não chega na hora, afinal a Segunda Feira também deve ser chata para ele, e aí eu/tu/ele/NÓS pensamos “Eu poderia ter dormido um pouco mais” – MAS ACORDA, VOCÊ NÃO É O PATRÃO.

Enfim vou trabalhar, mas espera aí, qual é o trabalho mesmo? Neste momento me lembro que na sexta feira gastei meus últimos minutos pensando no final de semana, logo, ah, sei lá…Vou abrir cada arquivo e ver onde parei.

Ufa, achei e enfim parece que o dia vai engrenar, pelo menos até o horário do almoço. Isso porque ao horário do almoço ninguém resiste, na volta dele o sono é indispensável, ops, digo, inevitável. A partir daí é fazer tudo direitinho para que o tempo passe logo,  chegar a hora de ir embora, dormir e chegar a terça feira.[ Tipo desenho animado, sol aparece e some e a lua toma o lugar, tudo em questão de segundos].

O expediente acabou, mas não a luta “contra” esse nebuloso dia. Lá vou eu para a faculdade participar de uma reunião, já que as férias foram prolongadas. Por lá parecia que a segunda feira também havia feito efeito, ninguém nas proximidades, tudo quieto. Quase criei uma cena de filme de terror na cabeça agora. Uma hora depois e enfim vou a caminho de casa, o vento parecia mais barulhento do que nunca. No fundo eu nem ligava para ele, eu só queria era chegar em casa e postar esse texto e me livrar da segunda feira, até porque, em qual outro dia se ve bares vazios nas proximidades da faculdade?

Cheguei em casa. Na televisão obviamente não tinha nada de bom, a internet na monotonia típica de segunda feira. Por fim, não fiz nada…Li os comentários do blog, deixando para atualiza-lo depois e fui dormir.

Mas não é estranho postar um texto sobre segundas-feiras numa terça?

Não, se pensado que assim evita o efeito chato da segunda no texto.

 

Cquote1.png Odeio segundas-feiras!! Cquote2.png
Você sobre Segunda-Feira

 

Cquote1.png AMOOO segundas-feiras!! Cquote2.png
Idiota sobre Segunda-Feira
 
  
Cquote1.png Odeio segundas-feiras!! Cquote2.png
Qualquer um sobre Segunda-Feira
 
 
Cquote1.pngMelhor dia da semana, porque é o dia que está mais longe da próxima Segunda-FeiraCquote2.png
Otimista sobre Segunda-Feira

 

Obs: Claro que isso tudo é uma grande brincadeira, mesmo sendo a segunda feira o dia mais chato da semana o jeito é nos adaptarmos e levarmos da melhor maneira possivel. Faça você cada dia melhor, seja ele o dia que for.
comentários
  1. Bea ! disse:

    segunda é só a ponta do iceberg!

  2. admbanzai disse:

    show de bola seu blog! parabens! Te encontrei no orkut blza,flw!

  3. canto do lufa disse:

    segunda feira é malancólica pois é a ruptura com a liberdade total.
    A ressaca predomina em um dia com um tepo muito próprio e geralmente é um dia lento

  4. diegofrutuoso disse:

    Nossa, segunda feira bate mesmo um desânimo inexplicável ! =/

    Mas é normal, segunda feira sem desânimo não é segunda-feira. =D

    • nos4 disse:

      É claro, por isso temos que aprender a lidar com isso. Nunca mudará. Por isso é bom explicar, apesar de chata, a segunda feira é fato, entãoé óbvio que encaro-a de maneira mais positiva.kk

  5. Carlos disse:

    Segunda é um dia cabuloso, vc acorda mais estressado e por saber que o descanso esta longe, acorda mais puto..gostei do texto

  6. admbanzai disse:

    te adicionei no meu blog,pena q vc nao tem link-me senao colocava

    http://blogbelt.blogspot.com/

  7. Betinho Cerri disse:

    Segunda é phoda!
    dia mais fp…

  8. Sparky disse:

    Uhauahuahuahauha… Acho que faço o tipo otimista, e adorei a crônica, bem ácida e irônica.

  9. Diego Janjão disse:

    Vixi, pior que eu tenho uma mutação dela tb, a de terça,quarta, quinta,sexta,sabado,domingo,segunda…

  10. Lucas disse:

    nem me fale… parece doença, é o unico dia q eu só fico bem humorado 8 da noite !

    Peço por favor que comente no meu também, ok ???
    http://escolhaopcional.blogspot.com
    Obrigado Mesmo !

  11. Rafael Roch disse:

    Nossa. Este texto externou praticamente tudo o que eu penso deste dia maligno. Mas logo quando chega terça-feira, eu já fico animado de novo, que aí já fica mais perto do fim de semana d3iohd3iopd3hiopd3hiod3hjd3iophjd3iojd3

    Abraço

    • nos4 disse:

      …Mass como alegria de pobre dura pouco, fica mais proximo também da próxima segunda.kk
      Valeu, meu camarada.

      ThiagOrnelas

  12. Nayla disse:

    Bela sacada, Ornelas. Quando percebi há muito tempo que visualizar segundas-feiras já começava a invalidar o prazer de domingos à tardinha, comecei a trabalhar a meu favor. É preciso pensar e descobrir o que nos afeta. E aí, tirar proveito disso. Reverter o negativo em positivo. Persistir e condicionar melhor a vida e seus momentos. Já basta aquilo que não depende muito de nós para mudanças radicais no planeta.
    Hoje não tenho mais problema com elas, principalmente porque hoje minhas segundas-feiras são quartas.
    Um grande abraço.
    Ah! Que jeito legal de atrair os seus leitores a gostarem de seu texto. Parabéns.

  13. Yohan disse:

    “A segunda-feira é o pior dos oximoros”
    Garfield

    essa frase tem em alguns livros Gramática…

    Wikipédia:”Oxímoro ou oximoro (do grego ὀξύμωρον, composto de ὀξύς “agudo, aguçado” e μωρός “estúpido”) é uma figura de linguagem que harmoniza dois conceitos opostos numa só expressão, formando assim um terceiro conceito QUE DEPENDERÁ DA INTERPRETAÇÃO DO LEITOR.”

    Garfield é o cara né??quer dizer..o gato!Não,ele não é bonito…
    ahh vocês entenderam..!!rs

    • Nayla disse:

      Cara, tô aprendendo muito por aqui. Jovens!! Que seria da vida sem eles!!

      • Nós4 disse:

        Que bom, aperamos que assim continue sendo..
        Obs: é muito bom uma mente mais consciente e cabeça aberta no meio desse grupo…Seja sempre bem vinda.

  14. thijose disse:

    segunda ecccaaaa…rsrs
    so descanso…fui…fica na paz..

  15. Andréia disse:

    hehehehe
    ah… eu gosto… às vezes… não sempre…

  16. Leilane disse:

    Cara
    eu AMO segunda feira
    IHSIUSIUSAHUASSAUI
    Na verdade todos os dias da semana são iguais pra mim
    só a terça q nao é mt boa….
    eu curto pq de manhã na segunda ja coloco meu rock e levanto a mil
    nusss mt bom
    aahuiahiahia
    😀
    ´[/doida]
    ;D
    bejao
    http://futil-porem-essencial.blogspot.com/

  17. Leilane disse:

    Poiis então
    Li sim amanhecer *-*
    É DEMAAAAIS *0*
    recomendo muito!

  18. ah! sei lá,
    eu trabalho domingo,
    então a segunda feira pra mim é susse.
    pior mesmo é a sexta feira.
    eu folgo na quinta.
    sexta feira eu chego no trampo com um pique de segundafeira e a semana já tá acabando, aí vem o fim de semana e eu preso dentro do trampo.
    é foda mesmo o fim de semana.

  19. umaeternacrianca disse:

    Hahaha! Hoje já é quarta, nossa!… Muito interessante o post não conhecia a síndrome da segunda feira, hihihihihi. Parabéns, continue escrevendo e tendo idéias o blog é bem interessante.

  20. Lucas Manoel disse:

    uauhahuhauhuahuahua

    muito bom !!!

  21. Frederico disse:

    Sem qualquer dúvida, com certeza DOMINGO é pior que segunda!
    Maldito domingo! Só de lembrar da voz do Faustão, sinto arrepios! kkk!
    Abraço!

  22. Luh disse:

    Meu ex-patrão reclamava que eu trabalhava menos na segunda… q eu ficava muito preguiçoso kkk I hate it

  23. IVAN disse:

    PUTZ..MANOW ESSA SINDROME EH FOGO MSM…EU SO GOSTAVA DA SEGUNDA..QUANTO EU TRAB DE DOM…E TINHA FOLGA NA SEG….

    VISITA AEW MEU BLOG TBM

    http://celestialdjs.blogspot.com/

  24. Arthur disse:

    segunda is bad.

  25. Segunda feira realmente é um dia que dá muito desânimo mesmo, começo da semana, o dia que se volta da folga, é a mesma coisa de sair da cama cedo, sempre querendo aquela folga a mais.

    http://camaleaoriddle.blogspot.com

  26. Beatriz disse:

    O garfield tem tudo haver com o brasil!!!=P
    Quem não odeia segunda feira!!=P

    Otimo blog, boa sorte pra tu!!
    😉

  27. segunda é o pior dia, acho que todos concordam, pois é o dia em que voltamos da folga.

    http://camaleaoriddle.blogspot.com

  28. site plugado disse:

    lol curto muito segundas feiras… mais prefiro os finais de semanas ^^

  29. DidihxD disse:

    shausuahusha poutz segunda feira é foda … pra acordar é uma luta, pra sair da cama é outra auhsauhsuahusha … mas fazer o que né … é a vida … o unico jeito é se tornar cabeleireiro que não trampa na segunda aushauhsaus e não ter mais fds xD

  30. Nayla disse:

    Essa sua 2ª feira rendeu até hoje. Parabéns

  31. Super Sapo disse:

    rsrsrs… eh foda segunda… Tem que acordar cedo…

    Mais cara naum esqueça de visitar sempre que poder o blog do Super Sapo…

    http://www.super-sapo.blogspot.com/

  32. Aff!
    É o pior dia da semana, aliás, nem deveria existir SEGUNDA FEIRA!
    Deveria ser Terça, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo!
    Aí sim seria perfeito! hahahah.
    Abraço.

  33. Nayla disse:

    Segunda, 7 de setembro – feriado. Foi tão ruim assim???
    Quando a segunda é feriado, vcs a arrastam para a 3ª?

    • Nós4 disse:

      Thiago Ornelas respondendo.
      Não que tenha sido das piores, mas toda segunda feira é especialmente e unicamente ruim. Sendo feriado teve isso ao seu favor, mas continuo sendo a segunda feira e contendo toda sua chatice, afinal, feriado sem grandes emoçoes. Mas que venham mais segundas feriados. Mas curioso mesmo é que me alertaram para uma certa estatistica positiva em relação a segunda feira na minha vida, depois do que me falaram soh falta eu ter nascido numa segunda.kkk
      Terça?Até que está sendo melhor do que eu esperava.
      Obrigado Nayla

  34. Jorge Felipe disse:

    Faço minha as palavras do otimista: E o Melhor dia da semana, porque é o dia que está mais longe da próxima Segunda-Feira….
    e acrescento tambem: O final de semana não seria tão prazeiroso se nao existisse segunda-feira…

    Muito bom ornerlas.