Conformismo – Submeter-se sem revoltas;conformar-se…

Publicado: 17/08/2009 em Críticas, Política
Tags:

E é com essa definição que começo o meu texto.. por sinal o primeiro neste novo blog..

E como esse é o primeiro texto, resolvi escolher um tema que tocasse fundo nos nossos leitores..e acho que encontrei…

Nós brasucas temos o mal costume de se calar para tudo… nos acostumamos com tudo o que nos é fornecido..

Mas esse mal costume surgiu na geração passada…pois antes nossos pais lutavam pelo que queriam…vejamos:

Collor foi “impchmantmado” por uma geração guerreira.. que saia as ruas pra brigar por seus direitos.. como pudemos ver 7 anos antes na luta pelas diretas, no ano de 1985…

Nosso querido Lula nao é má pessoa…e é um excelente governante no que se diz a política e a economia.. mas se cercou de pessoas piores q nosso Collor.. Palocci, Dirceu, Valério.. entre outros…que com seus escandalos.. mensalões…cpi’s inacabadas, mancharam a imagem do atual governo, infelizmente…

E o que nós fizemos?? Nada…

Uma ou outra passeata em Copacabana… nas quais as pessoas pareciam estar mais caminhando e se divertindo que outra coisa…

E onde fica a luta por nossos direitos?

E onde fica a luta de nossos pais pelos direitos que hoje temos?

É.. tudo se perdeu…

Nossas reclamações são só na mesa do jantar com a família.. “é o salário tá baixo.. nem da pra comprar isso ou aquilo..” No máximo comentamos algo com a vizinha, ou com nossos amigos de bar…

Mas nem questionam que cada deputado federal custa por mês R$ 103.200,00 entre salários e verbas de gabinete … se multiplicarmos esse valor pelo número de deputados (513).. chegaremos a bagatela de R$ 52.941.600,00 por mês.. são simplesmente 113.852 salários mínimos por mês gastos somente com deputados federais… sem contar senado.. ministérios.. etc…

Não quero que com isso se estoure a 3ª Guerra, mas quero sim que com isso reascenda em nós o dever de cidadão.. de brigar por nossos direitos…

Nossos problemas tem culpados.. tem causas..

Nossa desigualdade tem cura.. basta deixar de pagar mordomia só pra “excelências” e dividí-las com o povo…

Ano que vem , é ano de Copa do Mundo.. e se o Brasil ganhar todos os problemas somem.. nada de escândalos, mensalões… agora se o Brasil perder.. o povo luta, briga, vai as ruas pedir a demissão do Dunga, isso sem falar o quanto xingaremos a mãe dele..porque não usamos essa mesma determinação com a política do país.. com nossos governantes…

Quando vemos uma mesa redonda debatendo futebol, ou o Nelson Rubens falando o que vai acontecer na novela, instantaneamente paramos para ouvir, mas quando vemos um debate, uma entrevista com um senador.. não temos “saco”.. afinal, não entendemos o que ele fala mesmo.. o problema é deles e não nossos.. mas se o Flamengo perde pro XV de Piracicaba, eis ai um problema.. se o Vasco apanha do Madureira, queremos sangue.. se acabar a luz na hora da novela, pegamos pau e pedras nas mãos…

Está na hora de mudarmos nossa visão… olhar para o que realmente importa… brigar pelo que é nosso… fazer valer nossos direitos…

Se não dá pra ir em Brsília.. comecemos por nossas cidades, nossas  ruas…

O importante é darmos o 1º passo… antes que seja tarde demais…

Ou será que já não é?

Felipe S. Araujo

Anúncios
comentários
  1. Yohan disse:

    discordo no início, concordo em td o resto…
    aliás o início é a única parte passível de concordância ou discordância..
    a partir daí… são Fatos, não se discute com fatos… só se tenta mudá-los, e, no caso, realmente é o q precisamos fazer..!

  2. ThiagOrnelas disse:

    É, quanto a esse tema eu sou um pouco mais radical. Pelo simples fato de que acho que em nada e nunca o Brasileiro lutou verdadeiramente. Todas as lutas e revoltas foram “armadas” e encenadas. Os fatos se complicavam por si só, sem que precisasse haver qualquer ação humana. E quando achada uma solução provavelmente vem através de uma lei ou acordo. E a luta, cadê? Ah ta..gritos?é…ouvimos os mesmos em cada partida de futebol.
    Seria hoje, com uma sociedade cada vez mais acomodada, limitada a 3 clicks, que isso começaria a mudar? Talvez quando as ações de video game começarem a fazer efeito no mundo real.
    E o “impchmantmado”? Ah…esse foi mesmo um avanço, uma luta tão grande?
    Vemos hoje aí o mesmo Collor, com vóz e o pior, COM CARGO POLÍTICO. É…parece que essa luta não o “machucou” tanto assim. – OPINIÃO.
    Bom texto querido Felipe.

    ThiagOrnelas

  3. Nayla disse:

    Nunca é tarde. Tudo depende, no entanto, de como fazer. Lidar com opinião pública é complexo. Fazer movimentos coletivos é congestionante. Passa sempre pelo senso comum. A base mais relevante de mudança está na Educação. Parece pouco original falar e ouvir sempre a mesma coisa, mas essa tal educação, em um país tão grande e tão diverso e tão comprometido com interesses pessoais, corrupção, impunidade e coisa e tal, ainda está lenta. Globalidade, abrangência… Só com o tempo mesmo. E… Tempo é amigo. Eu acredito.

  4. nos4 disse:

    A verdade é que estamos sendo passionais ao assistirmos todos esses escândalos..

    Nosso ministro da Fazenda foi a público dizer que ficaria feliz se o Brasil crescesse -1%… eu disse -1%…. nosso país está se adaptando a pequenas coisas…. ficar satisfeito com um crescimento negativo… só aqui mesmo…
    Nossas empresas estão sendo entregue as mãos de estrangeiros:

    Ampla é comandada por gerentes chilenos…
    a Claro domina a telefonia móvel no país e é mexicana….
    Nossas maiores construtoras trazem engenheiros do estrangeiro…

    Pensemos… o que o Chile tem que o Brasil não tem… o Chile é um país que só tem a cordilheira dos Andes e o Pacífico do outro lado… não tem petróleo, ouro, só possui umas pequenas reservas de cobre… mas tem educação.. lá os chilenos são educados para serem lideres… são acostumados desde cedo a pensar… coisa que os brasileiros não fazem… temos preguiça de ler.. no máximo um “meia hora” ou um “lance”.. “Globo”, “JB” , esses cansam, afinal não contam fofoquinhas, não focam no horóscopo do dia, nem dão espaço para polêmicas infundadas..

    Por fim ainda cito as atitudes dos governos da Bolívia e do Paraguai…

    Um se apropriou da Petrobras, expulsou-nos de suas minas de gás em troca de alguns milhões de dólares… micharia.. usou-nos somente para perfurar os seus poços de gás.. e o que nosso governo fez para se defender?

    O outro resolveu aumentar significativamente o valor das taxas da energia retirada da usina de itaipu.. sendo que pagavamos pela energia não usada pelo Paraguai, além de termos constuido a usina de Itaipu sozinhos.. sem nenhuma ajuda dos paraguaios..e nosso governo nem se manifestou..

    Sinceramente não sei até que ponto vale a pena ser o bonzinho… o ingênuo da história.. como faz o nosso querido Lulinha…

    O que mais vamos perder?

    O que mais vamos deixar passar?

    Espero que nossos líderes acordem antes que seja tarde.. a única saída para todos os nossos problemas é o investimento na educação… e é sobre esse tema meu próximo post… aguardem…

    Felipe S. Araujo

  5. Nayla disse:

    Felipe, nossos governantes sabem muito bem o que fazem. Nós é que precisamos abrir os olhos. É bom acreditar que as pessoas que nós achamos “isso ou aquilo de bom”, são verdadeiras, mas não podemos deixar de considerar o que se fala com o que é feito. Atos, Felipe, condenam, eliminam ingenuidade. A política é ardilosa. Os discursos manipuladores e eles nos olham nos olhos e nos enganam.
    Abraço.

  6. Jansen disse:

    Concordo com quase tudo, menos com relação ao nosso “querido” Presidente.
    O fato é, ou nosso Presidente não tem a competência e discernimento necessários para escolher seus assessores e a quem se aliar ou ele sabe muito bem o que faz se aliando, justamente, com os citados acima no seu texto. “As pessoas escolhem para o convívio os iguais”, “diga-me com quem andas e te direi quem és”. Essas frases, se forem analisadas em um contexto social, mostram claramente a tendência das pessoas de se relacionarem com outras que possuem alguma afinidade, principalmente de filosofia de vida.
    Então, no caso, não existe “inocência” para quem chegou aonde o Presidente chegou, não acha?

  7. nos4 disse:

    Está aí..
    Concordo contigo, Jansen