O que Você faria com 15 Milhões???

Publicado: 16/08/2009 em Crônica, Reflexão

chuva_de_dinheiro


Certo dia, um conhecido jornal nacional fez uma pesquisa, a fim de conhecer melhor a personalidade do leitor brasileiro. A pesquisa consistia em saber o que o brasileiro faria se ganhasse 15 milhões na loteria.

Além de abordar pessoas na rua, foi feita uma enquete no site do próprio jornal, na qual leitores postariam um comentário, não visível aos outros internautas, contendo seu nome, idade, localidade e sua resposta.

Uma grande equipe foi formada para ler e computar as respostas. No geral, as respostas eram bastante parecidas como:

“Pararia de estudar na hora!!!”

“Doaria metade para a caridade, gastaria uma parte da metade restante e investiria a outra”

Ou

“Viajaria pelo mundo, ajudaria minha família e realizaria meus sonhos de consumo”

A não ser por uma de um engraçadinho que respondeu:

“Faria milho cozido para minha família toda durante um mês inteiro!”

Não tomei conhecimento do resultado da pesquisa, mas acho que provavelmente seria algo do tipo:

“Xingaria meu chefe, compraria a empresa dele e viajaria pelo mundo”

O fato interessante dessa pesquisa foi que uma resposta, em particular, chamou a atenção dos pesquisadores. A princípio, uma resposta curiosa, mais tarde, respeitável, depois, passaria a ser, por demais, surpreendente.

Ela começava mais ou menos assim:

“Eu estudaria muiito!!

Muito mais do que penso em estudar hoje..

Com certeza eu quero ter muito dinheiro assim um dia..espero ter.

Mas não só para viajar, comprar coisas..para isso também, mas n só para isso…

Eu quero ter dinheiro assim para poder realmente fazer alguma coisa de BOM.

Mas também não quero doar o dinheiro…Isso é legal, de repente faria isso também..

Mas quero fazer muito mais q isso..

Outro dia escutei minha mãe falando pro meu pai:

“Você não vai mudar o mundo sozinho!”

Fiquei pensando nisso..realmente…é difícil. Nem o Super-Homem na Liga da Justiça faz tudo sozinho, muito menos muda o mundo, mas mesmo assim eu quero fazer Muita diferença.

Aprendi que Jesus fez muita diferença sem dinheiro nenhum, mas como não acho que sou tão inteligente assim pra fazer isso, e também não nasci do Espírito Santo, acho que só tendo bastante dinheiro poderia fazer muiitas coisas boas mesmo.

Mas ainda não sei como posso fazer..por isso eu daria 1 milhão pros meus pais cuidarem de mim, do meu irmão e deles também,e pediria pro meu pai guardar os outros 14 no banco, pra eu só usar quando realmente soubesse como fazer muiiiita diferença com esse dinheiro..quando tivesse certeza de estar fazendo o Melhor com ele..

João, 8 anos, Rio de Janeiro”

Tal resposta, obviamente, surpreendeu a equipe que analisava as respostas, pelo fato de seu conteúdo ser, de certa forma, desproporcional à idade do autor. Mas, além disso, levou-os a refletir sobre ela.

João respondera assim, porque ainda não tinha um chefe que cobrasse sua produtividade constantemente? Por que ainda não tinha a cobrança de estudar e passar no vestibular? Ou, simplesmente devido à pureza característica da criança?

Será que se seus pais ganhassem mesmo, pegassem 1 milhão e deixassem os 14 sob sua “responsabilidade” (tá, é loucura, mas, supondo…) ele realmente faria o que escreveu? Ou gastaria grande parte quando completasse 18 anos por motivos fúteis?

Na verdade, isso nem João sabe… Ele ainda está dormindo, sonhando com seus 15 milhões e seu destino nobre.

O fato é que sua resposta gerou a reflexão dos pesquisadores e, de certa forma, despertou uma esperança com relação ao pensamento das pessoas. Será que mais pessoas – adultas – pensam assim? Claro, resguardando-se a proporção do pensamento adulto para o infantil, mas, pelo menos, parecido com esse tipo de pensamento?

Pois é… É esse tipo de reflexão que espero despertar em vocês, do mesmo jeito que despertei na “equipe” desse jornal fictício.

Abraços,

Yohan

comentários
  1. nos4 disse:

    haha..o que eu faria com 15 milhões?
    Rapaz, não sei nem o que eu faria com 1milhão…
    Provavelmente guardaria, até eu cair na realidade e perceber tamanha importancia das decisões.$$
    Depois eu acho que gastaria um pouco com superflos, claro…Mas invetiria o resto.Família e amigos não seriam esquecidos, mas sem tirar o pé do chão,até porque eu não conseguiria mudar o mundo.

    ThiagOrnelas

  2. Jorge Felipe disse:

    Nao vou ser Hipócrita….Com esse dinheiro gastaria com coisas inimaginaveis para um pobre como eu, ajudaria minha familia e tantaria mudar o mundo nao sei como. Mas a vida perderia o pouco do sentido. Parabens Yohan, tema muito bem abordado.

  3. Nayla disse:

    Um inventor de histórias que, utilizando-se da verossimilhança de fatos e opiniões, insere o leitor no fascínio real de se imaginar um milionário e decidir o que fazer com tanto dinheiro.
    Grande estilo!

  4. nos4 disse:

    obs: nossas carinhas(avatar)são as piores.